DEFCONBR.NET

Segurança, Defesa e Geopolítica

ISIS ressurge em atentado na Rússia

Por DefconBR, 24 de março de 2024.

Foto: Vyacheslav Prokofyev/TASS

O grupo terrorista ISIS, que se notabilizou pela barbárie a que submetia a população nas regiões sob seu controle durante os confrontos na região da Síria e Iraque em 2015, ressurgiu na Rússia.

Na sexta-feira (22) uma franquia denominada ISIS-K, ou Estado Islâmico do Khorasan, perpetrou um atentado no Crocus City Hall, uma casa de shows em Moscou, que já chega a 137 mortos segundo a assessoria de imprensa do Comitê Investigativo da Rússia – a maior autoridade investigativa do país.

Quem é o grupo terrorista ISIS-K

O ISIS (Estado Islâmico do Iraque e do Levante), também conhecido como ISIL (Estado Islâmico do Iraque e do Levante) ou Daesh (acrônimo em árabe para ISIL), é um grupo extremista islâmico que tem como objetivo estabelecer um califado islâmico no Oriente Médio. O grupo ganhou notoriedade por suas táticas brutais, incluindo execuções em massa, sequestros, terrorismo e destruição de patrimônio cultural. Surgido em meio ao caos resultante da guerra civil no Iraque e na Síria e se tornou uma das organizações terroristas mais temidas e violentas do mundo.

Após sofrer seguidas derrotas militares da coalizão militar na Síria, onde também pretendia derrubar o presidente Bashar Al-assad, o grupo se recolheu e passou a operar em franquias denominadas “Províncias”. O esquema é semelhnate ao estabelecido pela Al-Qaeda: células espalhadas pelo mundo, com autonomia administrativa mas subordinadas estrategicamente ao núcleo central, que apoia financeira e logisticamente as Províncias.

O ISIS-K é proveniente da região de Khorasan, entre Irã, Turcomensitão e Afeganistão, historicamente em conflito desde o século VI.

Região de Khorasan, Ásia Central. Fonte: Enciclopédia Britânica

Ainda, segundo a a agência de notícias TASS, “quatro conjuntos de equipamentos de combate, mais de 500 cartuchos, 28 carregadores e dois fuzis Kalashnikov foram recuperados no local da tragédia. dos suspeitos que foram detidos em um carro Renault na região de Bryansk.”