DEFCONBR.NET

Segurança, Defesa e Geopolítica

As lições de liderança em Duna, a saga épica que se tornou um dos pilares da ficção científica moderna.

João Catraio Aguiar * 24 de março de 2024

O universo ficcional fantástico de Duna expande nossas concepções sobre como se forma uma liderança hábil e capaz de sobreviver às intempéries. O que ocorre com enorme pressão contrária, menor poder relativo frente a ente político gigantesco, e diversos momentos que demandam adaptabilidade pessoal e coletiva. A saga apresenta nas duas partes iniciais o protagonismo de Paul, reconhecido triplamente. Como sucessor da Casa Atreides, como Kwisatz Haderach, e como Lisan Al-Gaib. A cada um desses reconhecimentos, uma camada de preparação para seu destino.

O Imperium é o sistema político que organiza a galáxia que engloba vários planetas, entre eles Arrakis (ou Duna), Caladan (regida pelos Atreides), Geidi Prime (regida pelos Harkonnen), entre outros planetas. Cada planeta é dominado por uma Casa Maior, e o conjunto delas apoia o Padixá Imperador Shaddam IV, cuja filha não tem na maior parte dessa primeira etapa pretendentes. Esse é o cenário inicial.

O preparo de Paul começa ainda em Caladan, sendo formado na Corte planetária em reflexões políticas, geopolíticas, geoeconomias, de políticas públicas, de administração e de estratégia. Comum entre os que assumem a função de Mentat (espécie de conselheiro planetário e superministro) e entre os altos hierarcas da corte, ela é esperada entre os sucessores das Casas Maiores. Seria de esperar que o Duque Leto, pai de Paul e regente de Caladan, o preparasse para o futuro. Inspirado em clássicos da Grécia Antiga, Frank Herbert, o escritor da série Duna, nos mostra um herói complexo ciente da importância da Defesa em um sentido amplo.

Isso fica evidente em sua formação em paralelo, com sua mãe Lady Jessica, uma Bene Gesserit. Essa ordem discreta vedada aos homens trabalha treinando habilidades psíquicas paranormais e algumas habilidades físicas. Elas administram redes de relações para definir como serão concepção, gestação e nascimento de futuros das Casas. Cobertas de mistério e discrição, elas servem como principal corpo coletivo de Inteligência imperial. Espera-se que surja o Kwisatz Haderach, uma versão masculina delas, que seria capaz de unificar o espaço-tempo e “encurtar o caminho”. Isso se efetiva conforme ele consegue em uma única mirada compreender passado, presente, e os diferentes futuros possíveis dentro das opções existentes. Elas estão por toda a galáxia e parecem tudo saber. Nós, leitores, em algum momento temos certeza que o “encurtador do caminho” é Paul.

Os Fremen estão em Arrakis, imersos em uma cultura brutal, guerreira, e que resiste às incursões imperiais. O motivo é que a Especiaria, recurso material mais valioso da galáxia, praticamente só é produzida por lá. Todas as Casas Maiores dependem desse recurso para questões logísticas e estratégicas, pois sem a mesma é impossível o deslocamento de longas distâncias. A consequência é que todos os Fremen são obrigados a compreender desde cedo sobre segurança pessoal, segurança orgânica, segurança pública e segurança internacional. Paul não só se desenvolve nesse sentido, como se torna parte da elite do deserto, os Fedaykin, portando como nome de guerra Muad’Dib, um dos únicos animais do deserto que produz a própria água. Dentro das profecias do povo desértico, esperava-se que surgiria o Lisan Al-Gaib, um salvador que tornaria o planeta Duna em um com fauna e flora diversa e, é claro, água. Por inúmeros motivos, Paul é reconhecido como o Lisan Al-Gaib, e aqui a trajetória ganha novos contornos.

Em resumo, um início que mostra um completo despreparado vai ficando para trás conforme uma tripla preparação surge. Aos que não tinham semelhante preparo que Paul Atreides, eram abalados pelas condições adversas. Formar e preparar uma liderança gera eficácia nos resultados. O que se observa é uma transição heroica dentro de uma saga épica e que em seu terceiro momento terá implicações dramáticas.

Há muitos temas no entorno do protagonista que complementam o que foi tratado aqui. A narrativa intergaláctica permite que outras discussões sejam feitas. Elas serão mais exploradas em artigos futuros, trazendo outros assuntos que são proveitosos.

* Doutor em Ciência Política, Mestre em Relações Internacionais, Bacharel/Licenciado em Ciências Sociais. Psicanalista, Hipnoterapeuta e Especialista em Psicanálise e Psicologia.