DEFCONBR.NET

Segurança, Defesa e Geopolítica

Ten Cel Ignacy Felczak – O Último Veterano Polonês

Por Israel Blajberg, 4 de abril de 2023.

Ignacy Felczak,
Kuczbork 02/dez/1928 – Rio de Janeiro 03/abril/2023

Aos 94 anos, nos deixou o bravo Veterano Combatente Polonês Tenente-Coronel Ignacy Franciszek Felczak, uma grande perda para a DD Familia, a Polônia, o Brasil, e seus muitos amigos e admiradores da Sociedade Polônia Beneficente do RJ, da Stowarzyszenie Polskich Kombatantow (Associação dos Ex-Combatentes Poloneses), da SOBENA e dos meios marítimos e militares.

Em março de 1960 o jovem engenheiro naval Ignacy chegou ao Brasil a bordo de um navio construído em sua terra natal, para ser incorporado a frota da Companhia Costeira de Navegação. Meses depois chegou sua esposa, a saudosa Dra. Alina Felczak com a filha Beata, ainda criança. Dra. Alina por 23 anos presidiria a Sociedade Polônia Beneficiente do Rio de Janeiro, e Ignacy se tornaria membro da SPK – Sociedade dos Veteranos Poloneses.

Jovem sonhador, logo adotou o Brasil como segunda Pátria, tornou-se conhecido consultor na área da Engenharia Naval, e presidiu os bravos veteranos poloneses no Brasil, que lutaram contra uma ideologia equivocada sob o pavilhão da Águia Rubra em Campo Branco.

Ignacy e Alina participaram do Levante de Varsóvia, tendo Ignacy integrado o Batalhão que combateu os nazistas na Floresta de Kampinos, na região de Varsóvia, e Dra. Alina escapado milagrosamente quando os alemães fuzilaram a sangue frio um grupo de civis onde a mesma se encontrava. Ambos honraram as gloriosas, antigas e caras tradições da Polônia, Restituta, vitoriosa sobre o Nazismo e o Bolchevismo.

Ao logo dos anos, Ignacy e seus camaradas cumpriram fielmente o dever de memoria, organizando a tocante cerimonia do Dia do Soldado Polonês no Monumento aos Morto da 2ª Guerra Mundial no Rio de Janeiro, com Aposição floral nos túmulos de 10 soldados polono-brasileiros mortos em combate, sepultados no Mausoléu e homenagem aos ex-combatentes brasileiros e poloneses, seguindo-se a missa na Igreja Polonesa, pequena e aconchegante na Rua Marques de Abrantes. Marcante era também a sua presença garbosa conduzindo o pavilhão vermelho e branco nos Desfiles do 7 de Setembro.

Old Soldiers Never Die … a memória de lutas de Ignacy e Alina permanecerá viva, dignos brasileiros por adoção, compatriotas de Chopin, Maria Sklodowska Curie, Kopérnik, Mickiewicz e Karol Wojtyla, país de historia repleta de lutas.

Ilustre e querido Combatente Ignacy Felczak, que a sua alma se incorpore a corrente da vida eterna. Bendito seja o Verdadeiro Juiz

Jeszcze Polska nie zginela – A Polônia não pereceu.

Autor: Israel Blajberg, Historiador.


LIVRARIA