DEFCONBR.NET

Segurança, Defesa e Geopolítica

Operação Acolhida: 15º Contingente segue para Boa Vista

Militares do 15º Contingente da Operação Acolhida em continência.

Partiram na madrugada do dia 01 de dezembro, os militares que integram o 15º Contingente da Operação Acolhida. O efetivo, que a partir de dezembro, estará responsável pelas ações desenvolvidas pela Operação Acolhida ficará sediado nas cidades de Boa Vista, Pacaraima (RR) e Manaus (AM).

Em formatura nas instalações do 27º Batalhão Logístico (27º B Log), o Comandante da 5ª Divisão de Exército (5ª DE), General de Divisão José Ricardo Vendramin Nunes, destacou a importância da missão e da seleção da equipe que estará na Operação pelos próximos cinco meses. “A Acolhida é uma operação em que, desde 2018, o Exército está à frente das atividades realizadas em três grandes eixos estruturantes: ordenamento da fronteira, acolhimento e interiorização. É um privilégio estar nessa missão representando o EB e a todos nós da 5ª DE”, afirmou o Comandante.

Quem estava muito orgulhoso era o Sr. Reinaldo Antônio Pinto que é avô do Cabo Henrique, voluntário selecionado para integrar o 15º Contingente. “Nesta data, dia 30 de novembro de 1972, eu dei baixa das fileiras do Exército como soldado. Hoje, muitos anos depois, o meu neto nos dá muito orgulho em participar dessa missão”.

O grupo viajou na madrugada de quinta-feira, 1º de dezembro, do aeroporto Afonso Pena para a região norte do país para atuar nas missões de ordenamento da fronteira, acolhimento e interiorização de dezembro a maio do ano seguinte.

São 78 militares oriundos de quartéis do Paraná e 196 de Santa Catarina. Mais de 90% do efetivo é composto por profissionais da região Sul, totalizando 357 militares em atuação na força-tarefa humanitária no 15º Contingente.

A Operação Acolhida já realizou cerca de 90 mil interiorizações de venezuelanos, que vem ao Brasil fugindo da miséria e do regime ditatorial de Nicolás Maduro, e viabilizou a integração socioeconômica dos mesmos, em mais de 900 municípios brasileiros. No último dia 24 de novembro, o governo federal abriu ao Orçamento Fiscal da União em favor do Ministério da Defesa, crédito suplementar no valor de R$ 32 milhões para a atividade orçamentária “Acolhimento humanitário e interiorização de migrantes em situação de vulnerabilidade e fortalecimento do controle de fronteiras”. A Operação Acolhida não tem previsão de encerramento face às levas continuadas de refugiados econômicos provenientes da Venezuela.

Fonte: 5ª Divisão de Exército

Fotos: CB James e CB Paris