DEFCONBR.NET

Segurança, Defesa e Geopolítica

Dezoito brasileiros e mais de cem armas de fogo são apreendidas em operação contra o tráfico de armas de fogo nos Estados Unidos

Por DefconBR, 19 de março de 2025.

BOSTON – Hoje, o Ministério Público dos EUA anunciou os resultados de uma investigação federal de um ano sobre vendas ilegais de armas de fogo em Massachusetts, supostamente ligadas a organização criminosa transnacional brasileira .

De acordo com os documentos de acusação, a investigação identificou cidadãos brasileiros em várias comunidades em Massachusetts que supostamente estiveram envolvidos na venda de vários tipos de armas de fogo. Alega-se ainda que algumas das armas de fogo estariam ligadas ao Primeiro Comando da Capital, bem como grupos locais menores, especificamente as gangues de rua “Tropa de Sete” e “Trem Bala”. O Primeiro Comando da Capital, originalmente fundado nos sistemas prisionais de São Paulo, Brasil, é uma das maiores organizações criminosas do Brasil e da América Latina.

Até o momento, aproximadamente 110 armas de fogo, quantidades da droga fentanil e munição foram apreendidas ao longo da investigação que começou em 2024. As armas de fogo supostamente recuperadas incluem, mas não estão limitadas a, pistolas, rifles, rifles de cano curto e espingardas que foram traficadas principalmente de áreas na Flórida e Carolina do Sul para Massachusetts.

Dezoito brasileiros foram acusados ​​separadamente de crimes federais com armas de fogo ao longo da investigação. A maioria dos réus não tem status legal nos Estados Unidos e está nos Estados Unidos ilegalmente:

“Conforme alegado, os presos — a maioria dos quais não tem status legal nos Estados Unidos — atuavam trazendo armas para o estado de Massachusetts, alguns como traficantes e outros como possuidores ilegais. Esse tipo de ilegalidade alimenta crimes violentos e fortalece organizações criminosas transnacionais que lucram com o caos e o medo. Isso coloca vidas americanas em risco”, disse a procuradora dos Estados Unidos Leah B. Foley. “Este caso é uma prova da força de nossas parcerias federais, estaduais e locais de aplicação da lei em manter nossas comunidades seguras e defender o estado de direito.”

“Este caso envolveu o tráfico de mais de 100 armas de fogo ilegais e incluiu 18 réus, muitos dos quais são estrangeiros ilegais supostamente envolvidos na posse e distribuição ilegais de armas mortais. A combinação de armas de fogo ilegais e indivíduos ilegalmente em nosso país representa uma grave ameaça à segurança pública. A ATF não ficará parada – continuaremos a trabalhar agressivamente com nossos parceiros de aplicação da lei para identificar, investigar e desmantelar aqueles que armam criminosos e colocam em risco nossas comunidades”, disse James M. Ferguson, agente especial encarregado do Bureau of Alcohol, Tobacco, Firearms & Explosives, Boston Field Division.

“Não apenas muitos desses indivíduos estão no país ilegalmente, esses réus também supostamente traficaram armas de fogo perigosas em conexão com gangues transnacionais, representando uma séria ameaça às nossas comunidades em Massachusetts. Esta investigação é o resultado da colaboração com nossos parceiros, cada um alavancando nossa expertise e autoridades únicas para trabalhar em direção às nossas metas compartilhadas de segurança pública”, disse Michael J. Krol, Agente Especial Encarregado das Investigações de Segurança Interna na Nova Inglaterra.

“Muitos desses 18 estrangeiros brasileiros se estabeleceram ilegalmente em nossas comunidades de Massachusetts, aparentemente com a intenção de causar danos aos nossos residentes”, disse Patricia H. Hyde, Diretora Interina do Escritório de Campo, Operações de Remoção e Fiscalização de Imigração e Alfândega de Boston, EUA. “Eles não eram apenas supostamente membros ou associados de organizações criminosas transnacionais perigosas, mas também estavam supostamente envolvidos no tráfico de quantidades significativas de armas de fogo ilegais, munição e fentanil. O ICE Boston continuará a priorizar a segurança do nosso público prendendo e removendo infratores estrangeiros ilegais de nossos bairros da Nova Inglaterra.”

As acusações de envolvimento no negócio de tráfico de armas de fogo sem licença e conspiração preveem uma sentença de até cinco anos de prisão, três anos de liberdade supervisionada e uma multa de até $ 250.000. A acusação de posse de arma de fogo por um estrangeiro ilegal prevê uma sentença de até 15 anos de prisão, três anos de liberdade supervisionada e uma multa de até $ 250.000. Os réus estão sujeitos à deportação após a conclusão de qualquer sentença imposta. As sentenças são impostas por um juiz do tribunal distrital federal com base nas Diretrizes de Sentença dos EUA e estatutos que regem a determinação de uma sentença em um caso criminal.

O procurador dos EUA Foley; ATF SAC Ferguson; HSI SAC Krol; e o diretor do ICE ERO Hyde fizeram o anúncio hoje. Assistência valiosa foi fornecida pela Polícia Estadual de Massachusetts; Serviço de Inspeção Postal dos Estados Unidos; Gabinete do Xerife do Condado de Middlesex; Diretoria de Detecção de Fraude e Segurança Nacional dos Serviços de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos; e os Departamentos de Polícia de Barnstable, Yarmouth, Plymouth, Chelsea, Milford, Malden, Marlborough, Weymouth, Framingham, New Bedford e Worcester. O procurador-geral adjunto dos EUA Michael J. Crowley, o chefe adjunto da Unidade de Crime Organizado e Gangues e o procurador-geral adjunto dos EUA John J. Reynolds III estão processando os casos.

Este caso faz parte da Operação Take Back America, uma iniciativa nacional que reúne todos os recursos do Departamento de Justiça para repelir a invasão da imigração ilegal, alcançar a eliminação total de cartéis e organizações criminosas transnacionais (TCOs) e proteger nossas comunidades dos perpetradores de crimes violentos. A Operação Take Back America agiliza esforços e recursos das Forças-Tarefa de Repressão às Drogas e ao Crime Organizado (OCDETFs) e do Projeto Bairro Seguro (PSN) do Departamento.

Com informações do U.S. Attorney’s Office, District of Massachusetts.