SAAB vai fornecer sistema de defesa antiaérea MSHORAD para a Lituânia.
Por redação DefconBR, 13 de julho de 2024.
A Saab recebeu, do Ministério da Defesa (MoD) da Lituânia, uma encomenda do sistema de Defesa Antiaérea Móvel de Curto Alcance, o MSHORAD (Mobile Short Range Air Defense System). O valor do contrato é de aproximadamente 1,3 bilhão de coroas suecas e as entregas deverão ocorrer entre 2025 e 2027.
O MSHORAD é a solução de defesa antiaérea móvel da Saab. O sistema consiste na Unidade Radar Móvel (Mobile Radar Unit – MRU), que emprega o radar Giraffe 1X, e na Unidade de Tiro Móvel (Mobile Firing Unit – MFU), dotada do RBS 70 NG, todos integrados ao sistema de comando e controle GBAD C2 da Saab.
A recente obtenção foi feita dentro de um acordo de Registro de Preços (framework agreement) entre a Saab, a Administração Sueca de Material de Defesa (FMV) e o Ministério da Defesa da Lituânia, que permite que aquele país realize aquisições do sistema de defesa antiaérea móvel de curto alcance, que tem por base o RBS 70 NG.
Sistema integrará veÍculos OSHKOSH
O escopo da entrega inclui unidades de tiro móveis, unidades de radar móveis, sistema de comando e controle (C2), pacote de treinamento e o treinador do RBS 70 NG. A Saab integrará o MSHORAD às viaturas leves JLTV, fabricadas pela empresa americana Oshkosh, antes de entregar o produto final ao cliente.
“Temos orgulho de continuar apoiando a defesa antiaérea da Lituânia. O MSHORAD é a nossa resposta às novas ameaças no campo de batalha. A ampla experiência da Saab nos permite fornecer tudo, desde o radar e as unidades de tiro até o nosso sistema de comando e controle; o resultado é a solução de defesa antiaérea móvel de curto alcance mais moderna e capaz do mercado”, diz Görgen Johansson, head da área de negócios Dynamics da Saab.
“‘O MSHORAD foi projetado para garantir a proteção de determinadas instalações, áreas e infraestruturas críticas. A vantagem desse sistema é a mobilidade, portanto, é um sistema extremamente necessário que fortalecerá significativamente as capacidades das Forças Armadas da Lituânia. Atualmente, estamos usando o sistema de defesa antiaérea RBS 70 de geração mais antiga e os mísseis Bolide”, disse o Ministro da Defesa Nacional da Lituânia, Laurynas Kasčiūnas.
Contexto Lituânia
A República da Lituânia é uma das três repúblicas bálticas, limitando-se ao norte com a Letônia, ao leste e ao sul com a Bielorrússia, ao sul com a Polônia, ao sul e ao oeste com o exclave russo de Kaliningrado e ao oeste com o mar Báltico.
Membro da União Europeia desde 2004, a Lituânia é um um país desenvolvido, possuindo o 35.° mais alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH/2013) do mundo e um PIB de cerca de 113 bilhões de dólares dos quais 2,9% se destinam a gastos militares.
Com um inventário militar que ainda conta com equipamentos da era soviética, a Lituânia vem modernizando seu material bélico nos últimos 20 anos com aquisições da União Europeia e dos Estados Unidos. No ano de 2023, a LItuânia recebeu mais de 9 milhões de euros da União Europeia para atualização de seus sistemas de vigilância de fronteiras visando especificamente a Bielorússia, alinhada com Putin.