DEFCONBR.NET

Segurança, Defesa e Geopolítica

Ucrânia: Para conter avanço, Armamento Ocidental Pode Ser Usado em Território Russo

Imagem: Governo da Ucrânia.

Por Redação DefconBR, 02 de maio de 2024.

Em um novo capítulo na guerra da Ucrânia, os Estados Unidos e a Alemanha autorizaram o uso de armamento de seus países contra alvos em território russo. A medida visa reverter a expectativa de avanço das tropas russas na região central do país e a estagnação dos combates no sudeste do país, onde as forças ucranianas não têm conseguido recuperar o controle das áreas ocupadas.

“Nossa resposta sempre foi de adaptação e ajuste, de acordo com as necessidades do campo de batalha”, afirmou ao jornal Washington Post o Secretário de Estado norte-americano, Anthony Blinken. “Garantir que a Ucrânia tenha o que precisa, quando precisa, é fundamental.”

No entanto, o Institute for Studies of War (ISW), um think tank com sede em Washington, D.C., alerta para a falta de clareza nas restrições de uso desse armamento. Segundo o ISW, essa ambiguidade pode representar uma oportunidade perdida para deter o avanço russo na região norte da Ucrânia.

Análises diárias do ISW indicam uma concentração de tropas russas nos distritos de Kursk e Briansk, sugerindo um possível ataque à região de Kharkiv, a segunda maior cidade ucraniana.

Em resposta às autorizações do Ocidente, o Presidente do Conselho de Segurança da Rússia, Dmitry Medvedev, emitiu um aviso severo: “Qualquer ataque contra território russo, seja a partir da Ucrânia ou de outros países, resultará na destruição de todo o equipamento militar e especialistas envolvidos.” A declaração inclui, possivelmente, as recentes propostas do Presidente da França de enviar tropas francesas para o conflito.

A escalada da guerra na Ucrânia se desenrola de forma lenta, mas constante, e ainda não está claro qual será o ponto de inflexão que poderá levar a um conflito global.