DEFCONBR.NET

Segurança, Defesa e Geopolítica

USS George Washington aporta no Rio de Janeiro

Por Redação DefconBR, 21 de maio de 2024.

O George Washington é o sexto navio da classe “NImitz”. Foto: MC2 Carlos Gomez, US Navy.

Chegou ao Rio de Janeiro nesta segunda-feira (20) o porta-aviões da Marinha dos Estados Unidos, USS George Washington (CVN 73). O George Washington é um porta-aviões da classe Nimitz e é o único permanentemente mantido pelos Estados Unidos em missão no exterior. No Brasil, tomará parte no exercício Southern Seas 2024 das Forças Navais do Comando Sul dos EUA/4ª Frota que ocorrerá nos próximos meses com a participação, à bordo, de oficiais da Marinha do Brasil.

200 anos de Relações Diplomáticas entre o Brasil e Estados Unidos

A operação Southern Seas 2024 está sendo realizada no âmbito de uma série de atividades programadas em comemoração aos 200 anos de relações diplomáticas entre o Brasil e os Estados Unidos, que reconheceram o Império do Brasil em 26 de maio de 1824, quando o presidente James Monroe recebeu José Silvestre Rebello, como Encarregado de Negócios do Brasil junto aos Estados Unidos.. O exercício naval com a participação de militares brasileiros busca reafirmar o compromisso contínuo dos EUA em trabalhar junto a nações parceiras em prol da segurança coletiva, da paz e do desenvolvimento regional.

Comandante do U.S. Southern Command cumpre agenda no Brasil

A general do Exército dos EUA e comandante do Comando Sul, Laura J. Richardson, também estará no Brasil, acompanhando a operação Southern Seas, e cumprirá agenda de encontros com autoridades e líderes brasileiros. Em São Paulo, a general participará de um painel de discussão sobre a integração de mulheres em missões de paz, defesa e segurança, enfatizando a agenda de inclusão e diversidade nas atividades de defesa e segurança global. É a terceira vez que a General Richardson visita o Brasil. Antes, esteve aqui em 2021, logo após assumir o comando do SouthCom, e depois em maio de 2023.

Navio já esteve no Brasil em 2015

Com mais de 300 metros de comprimento, o USS George Washington tem capacidade de comportar uma tripulação de até seis mil pessoas e 90 aeronaves, como os caças Boeing F/A-18F Super Hornet e Lockheed Martin F-35C Lightning II. A presença do F-35C é especialmente significativa, por ser a primeira vez que um caça Stealth de 5ª geração voará o espaço aéreo brasileiro.

Um F/A-18C Hornet em manobra de pouso à bordo do USS George Washington (CVN 73).