DEFCONBR.NET

Segurança, Defesa e Geopolítica

MARINHA ACIONA FUZILEIROS PARA AJUDAR VÍTIMAS DE TEMPORAL NAS CIDADES DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Por DefconBR, 24 de março de 2024.

A Marinha do Brasil acionou na manhã deste sábado (23) o Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais em Apoio à Defesa Civil (GptOpFuzNav-ApDefCiv) para atuar nas áreas afetadas pelos intensos temporais que atingiram as cidades do Estado do Rio de Janeiro na madrugada deste sábado.

O Grupamento, que conta com 300 militares e mais de 50 viaturas prontas para ação imediata, foi colocado em prontidão desde a última quinta-feira (21) quando os institutos meteorológicos divulgaram a previsão da forte frente fria que atingiria a região neste fim de semana. Neste sábado, foram realizados reconhecimentos nas cidades de Petrópolis, Itaperuna e Bom Jesus de Itabapoana.

No domingo (24), o Grupamento vai se deslocar para a cidade de Itaperuna, cidade a 340 quilômetros da capital também fortemente atingida pelas chuvas, empregando tropas e viaturas no transporte terrestre de pessoas e materiais de assistência humanitária.

Força de Pronto-Emprego para guerra e paz

Única tropa brasileira formada exclusivamente por militares concursados e com larga experiência em operações humanitárias no exterior, o Corpo de Fuzileiros Navais atua constantemente em ações de apoio a situações de desastre e calamidades públicas. Em fevereiro de 2022, foi a primeira força a chegar à cidade de Petrópolis para socorrer as vítimas da maior tragédia ambiental da história da cidade, que deixou mais de 240 mortos em 700 pontos de deslizamentos.

Fuzileiros realizam desobstrução de vias na cidade de Petrópolis, fevereiro de 2022. Foto: Agência Marinha de Notícias.

Compromisso com a sociedade

Com essa ação, afirma a Marinha em nota oficial, a força reitera seu compromisso de proteger a sociedade em situações emergenciais, demonstrando a prontidão operativa e a capacidade expedicionária do Corpo de Fuzileiros Navais.