MARINHA ACIONA FUZILEIROS PARA AJUDAR VÍTIMAS DE TEMPORAL NAS CIDADES DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Por DefconBR, 24 de março de 2024.
A Marinha do Brasil acionou na manhã deste sábado (23) o Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais em Apoio à Defesa Civil (GptOpFuzNav-ApDefCiv) para atuar nas áreas afetadas pelos intensos temporais que atingiram as cidades do Estado do Rio de Janeiro na madrugada deste sábado.
O Grupamento, que conta com 300 militares e mais de 50 viaturas prontas para ação imediata, foi colocado em prontidão desde a última quinta-feira (21) quando os institutos meteorológicos divulgaram a previsão da forte frente fria que atingiria a região neste fim de semana. Neste sábado, foram realizados reconhecimentos nas cidades de Petrópolis, Itaperuna e Bom Jesus de Itabapoana.
No domingo (24), o Grupamento vai se deslocar para a cidade de Itaperuna, cidade a 340 quilômetros da capital também fortemente atingida pelas chuvas, empregando tropas e viaturas no transporte terrestre de pessoas e materiais de assistência humanitária.
Força de Pronto-Emprego para guerra e paz
Única tropa brasileira formada exclusivamente por militares concursados e com larga experiência em operações humanitárias no exterior, o Corpo de Fuzileiros Navais atua constantemente em ações de apoio a situações de desastre e calamidades públicas. Em fevereiro de 2022, foi a primeira força a chegar à cidade de Petrópolis para socorrer as vítimas da maior tragédia ambiental da história da cidade, que deixou mais de 240 mortos em 700 pontos de deslizamentos.
Compromisso com a sociedade
Com essa ação, afirma a Marinha em nota oficial, a força reitera seu compromisso de proteger a sociedade em situações emergenciais, demonstrando a prontidão operativa e a capacidade expedicionária do Corpo de Fuzileiros Navais.