O que aconteceu com o sistema de defesa antimísseis de Israel?
Por Redação DefconBR, 07 de outubro de 2023.
O Iron Dome, sistema israelense de defesa contra mísseis, não foi eficiente contra o ataque dos mais de três mil mísseis disparados na manhã deste sábado contra a região sul e central do país.
O Iron Dome é um sistema desenhado para detectar e interceptar foguetes de curto alcance e fogo de artilharia, disparados de distâncias entre 4 e 70 quilômetros. Provado em ação, tem um histórico de mais de duas mil interceptações exitosas. Recentemente, o sistema foi reforçado com o David’s Sling ( A funda de Davi) que ampliou a defesa para a modalidade de longo alcance com capacidade para interceptar mísseis balísticos, foguetes, aeronaves de alta altitude de vôo e outros veículos aéreos não tripulados.
A hipótese aventada por comentaristas especializados nos canais de notícias é que o ataque tenha ultrapassado a capacidade de sensoreamento do Iron Dome, além de aproveitar as brechas no espaço entre uma unidade e outra do sistema móvel de defesa.
No final da noite os foguetes continuavam a ser lançados contra o território israelense e o Iron Dome operava a plena capacidade com um número decrescente de baixas relatadas.