DEFCONBR.NET

Segurança, Defesa e Geopolítica

Venezuelanos acorrem em massa à fronteira e EUA estende status de Proteção Temporária

Por Redação DefconBR, 20 de setembro de 2023.

Milhares de migrantes, em grande parte venezuelanos, tem acorrido às fronteiras dos Estados Unidos para entrar ilegalmente no país.

Após os eventos de invasão através de comportas abertas no Arizona para a passagem de espécies migratórias, dessa vez a massa se concentrou em Eagle Pass, no condado de Maverick, Texas. Em um vídeo que circula nas redes sociais, um agente pergunta, em espanhol, à fila de homens que passa sob a ponte, de onde vinham e obtém como resposta, Venezuela.

Em nota divulgada hoje, o Secretário do Departamento de Segurança Interna (Homeland Security), Alejandro Mayorkas, anunciou a extensão e redesignação da Venezuela para o status de proteção temporária (TPS) por 18 meses, devido ao que ele chamou de eventos extraordinários e condições temporárias na Venezuela que impedem os indivíduos de regressar em segurança para o país.

Depois de analisar as condições do país na Venezuela e consultar parceiros interagências, o Secretário Mayorkas determinou que uma extensão e redesignação do TPS de 18 meses são justificadas com base na crescente instabilidade e falta de segurança da Venezuela devido às duradouras condições humanitárias, de segurança, políticas e ambientais. Esta redesignação fornece proteção temporária contra remoção, bem como autorização de emprego para indivíduos nos Estados Unidos antes de 31 de julho de 2023.

O marco temporal da medida parece não desestimular os imigrantes ilegais, em sua maioria homens adultos, que parecem ter a expectativa de que uma nova extensão abarque os recém-chegados.

Na cidade, o prefeito de Eagle Pass, declarou estado de emergência por não ter condições de receber os mais de dez mil pessoas – metade da população local – no abrigo destinado aos migrantes.