DEFCONBR.NET

Segurança, Defesa e Geopolítica

Nova Friburgo tem novo Conselho de Segurança

Os novos conselheiros da segurança da cidade de Nova Friburgo e personalidades que prestigiaram a reunião de posse.

Por Redação DefconBR, 08 de setembro de 2023.

Tomou posse nesta quarta-feira, 06/07, a diretoria do Conselho Comunitário de Segurança de Nova Friburgo para o biênio 2023/2025. Eleitos, o servidor público Vinícius Domingues Cavalcante e Marco Antônio Schuenk assumiram a presidência e a vice-presidência, respectivamente. Compõe ainda a direção Jorge Eduardo M. Ribeiro Diretor Secretário, Regiliane de Oliveira Souza Diretora Social e Valter de Souza, Diretor 2º Secretário. O órgão atua como colaborador voluntário no monitoramento da segurança no município, em parceria com o poder público, as forças de segurança e a população.

Realizada nas instalações do 11º batalhão de Polícia Militar, a solenidade foi acompanhada pelo Tenente-Coronel PM André de Holanda Cavalcante, comandante do Batalhão, que é membro nato do Conselho, e prestigiada por outras personalidades como o Vereador de Nova Friburgo Isaque Demani, o Sr. Alexandre Sangrar, Secretário de Defesa Civil de Nova Friburgo, os militares da Marinha do Brasil Douglas Wasques e Diego Ribeiro Faial, do Sanatório Naval, o Coronel PM Eduardo Castelano, ex-comandante do 11* BPM e atual Subsecretário Especial de Controle de Divisas do Rio de Janeiro e a Presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Teresópolis, Dra. Elisabeth Barbosa, acompanhada por suas Conselheiras, as Dras Lilian Duarte e Cláudia Mateus.

“O Conselho Comunitário de Segurança de Nova Friburgo é um canal de comunicação entre a sociedade friburguense e as forças de segurança pública, atuando como colaboradores voluntários, não remunerados, extremamente compromissados com a manutenção dos baixos índices de violência e criminalidade da paz social existente no município.”, assinalou o presidente Vinícius Cavalcante..

Com uma população de 189 mil habitantes e um Produto Interno Bruto – PIB de mais de R$ 5 bilhões, Nova Friburgo se destaca entre os municípios do estado do Rio de Janeiro e tem na atividade industrial metalmecânica e têxtil mais de 40% de seu PIB. Outros segmentos, como o cervejeiro e o audiovisual, estão em franca expansão. o que propiciou a abertura de 490 novas empresas somente no primeiro semestre de 2023, segundo bases de dados públicas consultadas por esta editoria.

Com índices de criminalidade bastante abaixo dos índices da Capital, ainda assim Nova Friburgo enfrenta problemas. Segundo dados do Instituto de Segurança Pública – ISP, o número de roubos a resdidências ou de veículos se mantém praticamente sem alteração, não acompanhando a redução registrada no período 2020/2021 para roubos de rua. Questões relacionadas à convivência urbana, como perturbação do trabalho e do sossego, também aparecem nas estatísticas oficiais.

Essas questões estão bem alinhadas com a visão do novo Presidente do Conselho Comunitário de Segurança: “Nosso CCS enxerga a segurança pública como algo que transcende a mera atuação das instituições policiais e envolve uma série de fatores que intranquilizam a população friburguense e comprometem a sensação de segurança dos munícipes. Em nosso CSS são comuns pleitos pela melhoria das condições da segurança no trânsito, sinalização semafórica, iluminação pública, poda de capim e árvores, ocupação do espaço público pela mendicância e dependentes químicos, perturbação da ordem em eventos irregulares e o policiamento em logradouros públicos” concluiu Cavalcante.