DEFCONBR.NET

Segurança, Defesa e Geopolítica

Uniformes Militares, Novos Materiais e a Superioridade em Combate

Por Redação DefconBR, 01 de julho de 2023.

Os exércitos marcham sobre seus estômagos, diz um velho adágio militar atribuído a Napoleão Bonaparte. Essa metáfora, de certa forma reducionista, se estende aos uniformes e outros itens que vinculam capacidade de combate ao conforto do combatente. Os exércitos, de fato, marcham sobre seu próprio bem estar.

Durante sua dramática retirada da Rússia em 1812, Napoleão confidenciou a Maret, seu Ministro do Exterior, que o antes poderoso exército francês restava então “sem força, sem uniformes, sem calçados. Um mero bando de fugitivos.”

Mais de 200 anos depois, salta aos olhos a diferença nos uniformes de combate na guerra em andamento Ucrânia. Os pesados e volumosos uniformes dos russos contrastam fortemente com os uniformes utilizados pelas tropas ucranianas, mais leves, com maior mobilidade e tecnologicamente superiores.

A vantagem operacional em temos de conforto, aquecimento e mobilidade dos ucranianos provêm dos uniformes fornecidos pelo ocidente, de tecnologia de ponta e novos materiais. Os uniformes modernos, em tecido misto de algodão e nylon são mais isolantes em termos térmicos, mais resistentes ao rasgo, mais hidrófobos e secam mais rápido. Para a moral da tropa é a diferença que pode fazer a superioridade no combate.

No Brasil, Corpo de Fuzileiros Navais brasileiro adotou desde 2021 um novo padrão de uniforme para sua tropa. Desenvolvidos pela brasileira SANTISTA em tecido com a tecnologia CORDURA® NYCO Fabric, os novos uniformes do Corpo de Fuzileiros Navais representam o estado da arte em uniformes militares no Brasil.

Fuzileiros Navais do Brasil, em cerimônia do Curso Expedito de Operações no Pantanal, envergam o uniforme mais recente da Força.
Foto: Agência Marinha de Notícias

Confecionado em tecido composto de poliamida 6.6 de alta tenacidade e algodão, o uniforme propicia conforto e extrema durabilidade resultando em alta performance em campo e atividades extremas, adequando-se ainda às necessidades operacionais dos exercícios e operações conjuntas com forças de nações amigas.

A Companhia Yankee do 45 COMMANDO GROUP em exercício conjunto na Carolina do Norte com os Royal Marines e Fuzileiros Navais do Brasil.

Em operações noturnas, por exemplo, o novo uniforme ajusta a reflexão de raios infravermelhos de acordo com o tipo de ambiente, diminuindo a assinatura visual do combatente. Originalmente concebido como uma solução de conforto leve e robusta para uniformes de combate militares, o tecido CORDURA® NYCO Fabric durável foi concebido com uma mistura de fibra de nylon 6,6 INVISTA T420 e algodão, proporcionando uma maior resistência à abrasão e ao rasgo, um desempenho “No Melt No Drip” e uma propagação da chama 3 a 5 vezes mais lenta em comparação com poliéster/algodão de peso equivalente testado internamente. O CORDURA® NYCO Fabric Extreme, baseado na tecnologia de fibra de alta tenacidade INVISTA T420HT, se propõe a criar uma nova geração de tecidos duráveis, mas ainda mais leves.

Erik Walker, líder do segmento militar global da CORDURA, explica:

“Ao longo do percurso de 55 anos da nossa marca, trabalhamos para estabelecer uma fundação baseada em tecnologias de fibra duráveis e de longa duração, incluindo o nosso legado de ofertas de soluções de nylon 6,6 tingido e de elevado desempenho. À medida que avançamos nesta viagem, continuamos a investir e a expandir as nossas capacidades para incluir soluções que não só são duradouras, como também conduzem ao caminho da utilização de menos recursos para fabricar os produtos que os nossos clientes valorizam. Continuamos a ouvir as exigências do mercado; a identificar necessidades não satisfeitas, a resolver problemas e a utilizar a inovação para criar soluções de ponta que satisfaçam as necessidades em constante mudança das forças armadas e policiais globais.”

Luciano Salazar, Gerente de Negócios para a América do Sul da CORDURA acrescenta:

“Sabemos o quanto a vida nas forças policiais, no exército ou numa unidade tática pode ser exigente. Por isso, desenvolvemos tecidos especificamente concebidos para uniformes de combate. Concebidos para serem confortáveis mesmo nas condições mais difíceis; tecidos resistentes, versáteis e concebidos para se destacarem no terreno. Continuamos a ultrapassar os limites do desenvolvimento de tecidos duradouros para satisfazer as exigências físicas e ambientais do combate e da vida tática.”