DEFCONBR.NET

Segurança, Defesa e Geopolítica

Mar de Minas recebe a maior Operação de Fuzileiros Navais de sua história.

Por Redação DefconBR, 17 de maio de 2023.

O Mar de Minas é a área formada pelo lago da represa de Furnas que atrai turistas de todo o Brasil por conta de suas características ímpares de belas paisagens, lindas praias de areia, cachoeiras que deságuam no lago, ilhas, cânions e piscinas naturais que convidam à atividade do ecoturismo.

A região também possui características importantes para Minas Gerais e para o Brasil. Situada na Bacia do Rio Grande, Furnas é o sexto maior lago artificial do Brasil, perdendo apenas para gigantes do porte de Sobradinho, Tucuruí e Balbina. Com 1.440 Km2 de área, seu entorno abrange 34 municípios e centenas de milhares de habitantes. O volume de água do lago é de quatro vezes a Baía de Guanabara, sendo capaz de armazenar 23 bilhões de metros cúbicos de água doce e possui um perímetro de 3.500 Km, o equivalente a quase a metade da costa marítima brasileira.

A Marinha do Brasil tem que estar presente em todas as águas, tanto no nosso litoral quanto nas águas interiores.


Contra-Almirante (FN) Eduardo Silva Dias, Comandante da Divisão Anfíbia.

Região é cenário estratégico para Operações

Esse cenário estratégico foi a escolha do Corpo de Fuzileiros Navais para a Operação Furnas 2023 que ocorre até 23 de maio. Um contingente jamais visto na região, de mais de 1.300 militares, se desdobrou no terreno – como se referem os fuzileiros às ações em terra – para uma operação que abrangeu operações ribeirinhas, operações de paz ações cívico-sociais e operações interagências que contam com o emprego de Carros Lagarta Anfíbios (CLAnf), aeronaves de asa fixa AF-1 Skyhawk e helicópteros de diversos tipos, dezenas de embarcações, viaturas leves e pesadas, dentre vários outros equipamentos militares da Marinha do Brasil.

O propósito do exercício é possibilitar o treinamento de Unidades da Força de Fuzileiros da Esquadra (FFE) integradas aos meios aéreos e embarcações da Marinha do Brasil em um espectro amplo de operações, que vai das operações de guerra naval, passando pelo emprego militar da força, até as chamadas operações benignas, como as operações humanitárias e de resposta a desastres ambientais.

Exercício envolve tropas de paz e contraterrorismo

O exercício se iniciará com atividades relacionadas às Operações Ribeirinhas e ao desdobramento de um Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais de Força de Paz de Força de Reação Rápida. Nesse caso, serão desenvolvidos treinamentos de operações humanitárias, desativação de artefatos explosivos, assalto ribeirinho, helocasting (salto de militares na água a partir de aeronaves da Marinha) e missões de combate aéreo com os caças AF-1B Skyhawk.

O GERR, tropa de contraterrorismo altamente especializada, realiza simulação de tomada de instalações na usina de Furnas.

O GERR, Grupo Especial de Retomada e Resgate especializado em operações de contraterrorismo, realizará uma demonstração nas instalações da Usina de Furnas com simulação de cerco, negociação e resgate de reféns no contexto de uma operação interagência de apoio à Defesa Civil que envolverá a simulação de acidentes com múltiplas vítimas, incluindo descontaminação química e evacuação para hospital, sendo este em coordenação com o exercício da Santa Casa de Misericórdia de Passos.

A simulação de um acidente nuclear, bacteriológico, químico ou radiológico é a oportunidade do treinamento conjunto da estrutura de saúde do município com as forças militares visando o atendimento a eventos de grande magnitude.

A Tropa de Paz: Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais – Força de Paz

A operação também é uma oportunidade de treinamento dos fuzileiros navais para as operações de paz em que o Brasil é instado a participar pela Organização das Nações Unidas – ONU, como foi o caso da MINUSTAH no Haiti. O GptOpFuzNav-FPaz é uma organização por tarefas, com alto grau de flexibilidade, permanência, mobilidade e versatilidade, capaz de ser empregado em uma miríade de ambientes, de acordo com as demandas da ONU. O destaque dessa Força de Operações de Paz de Pronto Emprego do Corpo de Fuzileiros Navais é sua certificação nivel 3, o mais alto grau de certificação concedido pela ONU a uma tropa de paz e a única tropa no Brasil a receber a distinção.

A desativação de artefatos explosivos e a desminagem humanitária são missões do Corpo de Fuzileiros Navais reconhecidas internacionalmente.

Com informações da Agência Marinha de Notícias.

Fotos: Marinha do Brasil.


Patch Bordado – Fuzileiros Navais.
Apostila concurso Fuzileiros Navais