DEFCONBR.NET

Segurança, Defesa e Geopolítica

Carta de Putin a Lula busca estreitar relações com o Brasil.

De Redação DefconBR, em 01 de janeiro de 2022

A Presidente da Câmara da Federação Russa, Valentina Matviyenko entregou hoje ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, uma carta do presidente russo, Vladimir Putin.

Em reunião que durou quase uma hora, Matviyenko ressaltou a estima de Putin por Lula e informou que o presidente russo aguarda uma visita de Lula assim que a agenda permitir. Na pauta da reunião, a ampliação das relações bilaterais: “a Rússia está determinada a desenvolver ainda mais ativamente as relações com o amigo Brasil”, disse Valentina Matviyenko. As informações são da agência russa TASS.

O fornecimento de fertilizantes minerais para o Brasil também foi garantido, com a ressalva da necessidade de rearranjos na logística e no sistema de pagamentos para eliminar os obstáculos impostos pelas sanções. Estima-se que o volume de negócios entre Rússia e Brasil tenha alcançado o volume de US$ 7,5 bilhões, superando a marca de 2021 anterior à invasão da Ucrânia.

A Presidente ressaltou ainda as relações Brasil-Rússia do primeiro governo Lula, quando as relações “alcançaram um patamar de parceria estratégica”. Como exemplo, citou a criação dos BRICS que se fortaleceu e hoje é alvo de candidaturas de 17 novos países.

Uma aproximação maior com o Brasil seria importante para a Rússia por conta da questão ucraniana. O risco de confronto com os Estados Unidos, que aprovou recentemente um pacote de US$ 45 bilhões de ajuda militar para a Ucrânia, é alto segundo o embaixador da Rússia nos Estados Unidos, Anatoly Antonov, que manobra para derrubar uma eventual proposta de exclusão da Rússia como membro permanente do Conselho de Segurança da ONU. Sob pressão dos principais países do ocidente, Moscou precisa de todo apoio político que puder granjear e o Brasil, com assento temporário no Conselho até o final de 2023, pode ter posição decisiva em caso de proposta de reforma da ONU.

As relações entre Brasil e Rússia nem sempre foram harmoniosas, com a Rússia suspendendo as importações de carne de porco brasileira em 2003, primeiro ano de governo Lula e a desclassificação, no mesmo ano, do caça russo Sukhoi na concorrência para equipar a Força Aérea Brasileira por conta de um pacote de manutenção considerado deficiente pelos militares.


Newmind 1/100 Sukhoi SU 35 Metal Fighter Plane Model with Display Stand https://amzn.to/3CjQGQF