DEFCONBR.NET

Segurança, Defesa e Geopolítica

CENSO PERMANENTE DA FEB – Os veteranos remanescentes da Força Expedicionária Brasileira, sete décadas após a Vitória ​

Por Daniel Viana, colaborador.

A questão sobre o número de veteranos da Força Expedicionária Brasileira (FEB) ainda vivos é o enigma da esfinge, afirma o cineasta Daniel Mata Roque, 2º vice-presidente da Associação Nacional dos Veteranos da FEB – ANVFEB. Alguns tentativas anteriores estimavam um número recente entre uma e duas centenas. Hoje, sabe-se que são apenas algumas dezenas.

Tentando responder a essa questão e avançar no conhecimento sobre o tema, a ANVFEB criou o censo permanente da FEB, organizado há pouco mais de dois anos pelo próprio Daniel Mata Roque junto com os irmãos historiadores Daniel e Danilo Dinuci de Sá Mota, e Isalete Leal, vice-presidente da Associação Nacional dos Veteranos da FEB – Seção Volta Redonda-RJ, filha do veterano Leal, falecido neste ano de 2022, que há alguns anos faziam o levantamento de forma particular.

A identificação e localização destes veteranos permite ao mesmo tempo fortalecer uma rede de assistência e promover acesso para a preservação destas últimas memórias, possibilitando entrevistas, convites para solenidades alusivas à atuação da FEB na Itália e as merecidas homenagens a que fazem jus os veteranos, neste reconhecimento tardio em alguns casos.

A relação de veteranos atualizada fica hospedada na página da Casa da FEB, no endereço https://www.casadafeb.com/censo-da-feb-2020, e é fruto de uma pesquisa iniciada em 01/04/2020 com múltiplas fontes físicas e digitais, com variados apoiadores e teve como primeira missão tentar preencher esta lacuna no ano do 75º aniversário da Vitória Aliada na Segunda Guerra Mundial (08/05). Bem recebida e incentivada, a pesquisa transbordou para 2021 e, finalmente, foi tornada permanente a partir de 2022, aniversário de 80 anos da entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial (22/08) e ano do nosso Bicentenário da Independência (07/09), ininterruptamente trabalhando no levantamento e na divulgação dos dados sobre os veteranos da FEB ainda vivos.

Hoje, a relação conta com 81 veteranos listados e durante a cerimonia foram apresentados os nomes de dois veteranos da FEB residentes na Bahia que não constavam na lista, além de dois veteranos da FAB, listados em parceria com o Museu da Vitória Nero Moura.

A menção aos cinco veteranos presentes na cerimônia explodiu em uma salva de palmas no auditório. Emocionados, os combatentes centenários puseram-se de pé sob os olhares e cuidados de suas famílias que os acompanhavam.

Caso você tenha informações sobre outros veteranos da FEB, é possível entrar em contato com os pesquisadores através do WhatsApp (21) 97612-8765) com os seguintes dados mínimos: nome completo, posto e unidade na FEB, data de nascimento, cidade onde nasceu e onde reside atualmente.

J. Martins traz nesta obra romanceada trechos verídicos relatados pelo seu pai e alguns amigos que durante a Segunda Guerra Mundial acabaram na Itália para dar apoio aos Aliados contra os países do Eixo, numa aventura épica e cheia de humor…
No mundo anglófono, a luta da FEB na Itália é geralmente desconhecida. Essa edição da Osprey, ricamente ilustrada, apresenta a Divisão, seus regimentos e nascente Força Aérea Brasileira.
<> Miniatura em Metal – Veículo Militar General Purpose